O futebol, modalidade esportiva com maior popularidade e o número de praticantes, é considerado um produto com um enorme potencial de vendas, principalmente no Brasil, contribuindo com 3,2 bilhões de dólares do volume gerado pelo mercado do futebol no mundo cerca de 250 bilhões de dólares.
Por ser notícia e gerar mídia, seu retorno de investimento, de imagem e institucional, que as empresas tanto almejam para seus produtos, a qualificam como PRIMEIRA opção de investimento. Visando ser um produto agregado ao valor das empresas, o clube está a procura de patrocinadores. Os interessados poderão entrar em contato com o presidente do clube sr. Clodomiro “Miro” pelo
e-mail: miroexatas@yahoo.com.br
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10 dicas para conseguir um patrocínio esportivo
Seg, 28 de Abril de 2008 - 17:03
Artigo de Cesar Augusto Sbrighi (*)
Temos consciência, que está cada dia mais difícil conseguir um patrocínio na área esportiva. Acho que a primeira causa é a recessão que nosso país está passando, as perspectivas são de melhora. Com isso as empresas tendem a investir cada vez menos na área de comunicação, pois normalmente é a primeira verba que se corta em momentos de incertezas. Já que não podemos influenciar diretamente esta causa, o melhor a se fazer é agir onde temos controle, ou seja, no projeto de patrocínio..
O que acontece muito e o que eu recebo demais, são projetos de patrocínio mal feitos. A grande maioria com um enfoque filantrópico, quase como se tivesse pedindo esmola, e esta definitivamente não é a melhor maneira de se solicitar um patrocínio.O foco do projeto de patrocínio deve ser a proposta de um negócio, onde ambos saem ganhando, a empresa apoiadora e o patrocinado.
Tendo entendido isto claramente, aqui vão algumas dicas para que seu projeto de patrocínio seja bem recebido nas empresas:
1. Saber o que você está vendendo, qual o seu produto;
2. Ter claro quais são as possibilidades que você pode dar a seu investidor, o que você pode oferecer;
3. Detalhar custos, isto é importante para dar credibilidade a seu projeto;
4. Planejar o futuro, mostrar que existem novas possibilidades no horizonte;
5. Detectar que empresas tem o perfil de seu projeto, procurar que empresas patrocinam projetos parecidos com o seu;
6. Ter uma apresentação bem feita, deve ser fácil, clara e rápida de ler (preferivelmente em forma de slides);
7. Estar atento a possibilidades de permuta, é muito mais simples para empresa conseguir produtos e serviços do que dinheiro;
8. Ser criativo e criar propriedades diferenciadas do que já é feito;
9. Negociar como quem está vendendo um produto, não como se tivesse pedindo algo;
10. Acredite no seu produto, crie um projeto no qual você investiria se fosse um patrocinador.
Se mesmo assim seu patrocinador não acreditar que vale a pena utilizar o marketing esportivo, mostre a ele este texto.
Boa sorte !!!
Cesar Augusto Sbrighi - Especialista em Marketing Esportivo pela Universidade de Nova Iorque
Fonte: http://mktesportivo.com.br/10dicas.htm
O Cesar publicou livro ensinando como elaborar um projeto de patrocínio esportivo
“Como conseguir patrocínio esportivo - um plano para o sucesso no marketing esportivo“
Autor: Cesar Augusto Sbrighi
Editora: Phorte
Ano: 2006
N° de páginas: 83
Outra sugestão de Roteiro para Elaboração de Proposta de Captação de Patrocínio:
http://marcelosazevedo.wordpress.com/tag/projeto-de-patrocinio/
Pode valer a pela contratar um profissional para fazer uma boa apresentação do projeto.