Elaine Lopes nasceu na cidade de Uberlândia, Minas Gerais.
Morava com a avó Hermínea Pereira. Fez seus estudos de graduação pela Unitri – Universidade do Triângulo, e depois UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fez mestrado em Marketing.
Depois de passar por problemas particulares, tinha duas escolhas: ficar se lamentando ou se fortalecer pela fé. Escolheu o segundo.
Com as orientações de Rosita (Rosicler) que tem um grupo de oração carismático católico na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, o apoio de amigos e da família, Elaine resolveu recomeçar sua vida muito longe. Estudou espanhol na escola de Marianela, arrumou as malas e foi para Barcelona, sem conhecer ninguém, com sua coragem e determinação.
No primeiro ano, conseguiu uma bolsa de estudos para começar seus estudos de doutorado na Universidade de Barcelona. Com seu esforço, simpatia e inteligência, foi cativando pouco a pouco, todos na univerdade. Quando terminou o doutorado foi convidada para ser professora. A primeira professora brasileira da Universidade Autônoma de Barcelona. Nas avaliações, feitas pelos alunos, sempre está acima da média. Mesmo com seus “acentos”, o que é o “charme” que é o sotaque brasileiro.
Este ano está na coordenação de práticas em doutorado de publicidade e atua a professora de marketing.
Elaine também é consultora e tem seu contato através do blog: http://market-research-bcn.blogspot.com/
Elaine fala sobre as potencialidades do Brasil
Brasil supera a China como um destino de capital de risco internacional
O Brasil está se destacando como o mercado emergente de escolha para os investidores em capital de risco, acima até da China, segundo a última pesquisa EMPEA / Coller Capital, a associação que reúne profissionais do setor. Nos próximos dois anos, os investimentos em capital de risco emergentes irá aumentar em cerca de 20% devido à alta rentabilidade que países como os BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China) oferecem em comparação com mercados desenvolvidos eo gigante brasileiro será o favorito nesse intervalo.
O estudo é relevante porque EMPEA é definido como "uma associação global independente, cuja missão é catalisar capital privado e capital de risco nos mercados emergentes", ou seja, é uma espécie de guarda-chuva mundial dos 280 grandes investidores institucionais e gestores de capital privada e fundos de capital de risco no mundo. O otimismo sobre mercados emergentes é muito pronunciada entre os investidores, dos quais nada menos que 73% espera que fundos de capital para esses mercados a serem criados em 2011 vai oferecer retornos mais elevados do que aqueles que vêem a luz nos mercados desenvolvidos. De todos estes mercados emergentes, onde os investidores estão de olho, China ocupa o primeiro lugar, à frente de nações como a China pela primeira vez ou a Índia. Na verdade, a América Latina está acima de concorrentes como a Rússia ou a Turquia, e também os gigantes chinês e indiano, o que dá uma idéia da força da região.
Em 2010, o Brasil respondeu por 46% das operações de investimento na América Latina, e foi alvo de 76% do capital total investido. Portanto, o país governado por Dilma Rousseff se destaca como um dos gigantes entre os países emergentes. A contrapartida deste fluxo de capital poderia ser em um cenário que já foi antecipado pelo FMI, "superaquecimento" da economia brasileira e um possível aumento nos preços de grande preocupação para o governo brasileiro. Embora, por enquanto, a notícia continua sendo boa.
Comentários
Bem verdade que todos esses dinheiros são devidamente registrados no Banco Central. De modo que tudo está sob controle de um sistema financeiro altamente regulado e eficiente. Quando dizemos capitais de risco ou capitais estrangeiros, dentro disso estão entrando no Brasil bens, serviços, máquinas, equipamentos destinados à produção de bens ou de serviços, bem como os recursos financeiros ou monetários para aplicação em atividades econômicas. Há disposições legais que devem ser observadas com relação a investimento direto, créditos externos (empréstimos, financiamentos de importação com prazos superiores a 360 dias), contratos de assistência técnica, royalties e assemelhados, e aplicações no mercado financeiro e de capitais – portfólio. Também são registrados no Banco Central os contratos de garantia prestada por organismos internacionais em operações de crédito interno.
A respeito dos movimentos externos de capitais no mundo, as autoridades europeias já começam a dar sinais de encaminhamento das crises, fazendo ajustes fiscais, como por exemplo, quando o BCE comprou títulos espanhóis e italianos, fazendo baixar os juros. Torço pela estabilidade da economia espanhola onde espero morar alguns meses ou viver em paz em Barcelona ou San Sebastian quando eu me aposentar...