Pular para o conteúdo principal

ARAGUARI 123 ANOS


Araguari completa dia 28 de agosto de 2011, 123 anos. De acordo com o saudoso Mário Nunes 05/08/1926 -31/07/2007 ), Araguari significa AR + ÁGUA + RI = o ar está relacionado ao antigo nome de Araguari – Arraial da ventania, a água e ri, vem de Brejo Alegre, outro nome de Araguari. Ainda reforçava: - Quem bebe da água de Araguari não consegue ficar mal humorado...











Araguari é posicionada em local estratégico e interligada a todo o território nacional por meio de rodovias ou ferrovias, Araguari é considerada a 23ª cidade do estado de Minas Gerais e a 3ª cidade do Triângulo Mineiro devido a uma economia sólida e excelente infra-estrutura. Além de valorizar suas tradições culturais, como o folclore, o artesanato e a culinária típica, Araguari é lar da maior região do café do país. 


A beleza natural do município apresenta um potencial turístico-ecológico inesgotável. São mais de 100 cachoeiras naturais, grutas, áreas de mata virgem e reservas ecológicas intactas com fauna e flora exuberante, parques temáticos distribuídos em vários clubes de lazer com belos salões sociais, piscinas, saunas, áreas desportivas e ginásios. Além destas, são inúmeras as opções de lazer nos lagos das hidrelétricas que cercam o município. Outra excelente opção de lazer e descanso é o bosque John Kennedy, reserva ecológica com 112 mil m² de área verde que mantém quase in natura uma mata nativa da região, centro de grande afluência de pessoas que buscam a tranquilidade e o ar puro sob as sombras de suas árvores centenárias. População: 110.334 (IBGE/2008)Altitude Média: 1013 mClima: Tropical de altitudeTemperatura Média: 21°C
Economia
90% das lavouras são irrigadas de um dos cafés de melhor qualidade do Brasil e do mundo, tanto no tipo quanto no sabor, além de extensas áreas com lavouras de soja, laranja, milho, acerola e uva que são colhidas e processadas pela indústria local, o que inclui três das maiores empresas de suco do país que produzem 70% de todo o suco consumido no Brasil. Araguari também é a maior produtora de tomate do Estado, inclusive o de longa vida. 


Possui também um rebalho misto de 145 mil cabeças de gado e diversos frigoríficos que completam um forte setor agropecuário altamente competitivo. Araguari conta também com um comércio variado, lojas de rede e vários bancos. 
Em fase de expansão
O município encontra-se em plena fase de expansão nos setores públicos e privados, em especial o setor de turismo, que conta com diversos projetos em andamento, e a participação no Circuito Turístico do Triângulo Mineiro. Certificada pelo Governo do Estado, Araguari faz parte do programa de Regionalização do Ministério do Turismo. 


Na diversificação do setor produtivo, destaca-se o setor agrícola que, além de carnes, exporta café, cachaça e artefatos de couro no setor de confecções e lingeries, entre outros. Está também em fase de construção o Shopping Araguari, investimento do Grupo Bretas, o qual inaugurou sua um bem equipado hipermercado na cidade. 

PROGRAMAÇÃO


Copa Aberta de karatê Araguari 123 Anos
Data: 28/08/2011                                           
Horário: 08:00
Local: Ginásio Poliesportivo Nadir Borges Brandão
Endereço: Avenida do Contorno, 2.100 – Bairro Goiás
Realização: Secretaria Municipal de Esportes


Desfile Cívico Comunitário
Data: 28/08/2011                                           
Horário: 09:00
Local: Avenida Joaquim Aníbal
Realização: Secretaria de Educação / FAEC


Entrega das chaves da sede da Receita Federal do Brasil
Data: 29/08/2011                                           
Horário: 10:00
Local: Rua Dr. Afrânio, 163 – sls 1,23 - Centro
Realização: Secretaria de Administração / Secretaria de Gabinete


Cerimônia oficial de lançamento das transmissões do sinal digital da TV Integração
Data: 29/08/2011                                           
Horário: 12:00
Local: Galeria Municipal de Artes e Cine Teatro
Realização: Secretaria de Gabinete / Secretaria de Planejamento

Entrega de viaturas para Polícia Militar
Data: 29/08/2011                                           
Horário: 19:00
Local: Palácio dos Ferroviários

Fonte: Prefeitura Municipal de Araguari http://www.araguari.mg.gov.br

Comentários

natal fernando disse…
Parabéns para você também que é Araguarina e apesar de trabalhar fora conserva a lembrança da cidade que também será sua eterna casa. Aliás, quem sabe se o progresso da cidade fosse uma realidade a mais tempo a gente não estaria por lá, não é? Importa agora é acompanhar o destino da cidade para que mais pessoas não tenham o mesmo destino nosso. Estou convencido de que nossas autoridades da prefeitura estão assoberbadas de compromissos administrativos e o desenvolvimento virá depois... Creio que são muitas verbas federais exigindo acompanhamento, projetos, agendas, exigências... Sem falar da manutenção das ruas, água luz, etc.... Isso ocupa o tempo de todos, evitando retrocesso maior. Ainda bem que essas verbas exigem projetos bem elaborados, compromissos com a qualidade, senão tudo poderia ser pior e nossos cidadãos não aprenderiam com essas leis federais o zelo pelos recursos destinados à melhoria da vida de todos. A saída dessas autoridades araguarinas para conseguirem o tão falado desenvolvimento é criar grupo de trabalho específico para cuidar de tudo que se relacionar ao progresso econômico da cidade, impedindo que a implementação de todos os projetos e a aplicação de verbas fiquem nas mãos somente da secretaria de planejamento. O desenvolvimento exige compromissos da prefeitura com empresários, atendimentos específicos com a viabilização de projetos, exigindo interlocutores confiáveis e competências legais definidas para cada projeto. Araguari sempre perdeu araguarinos para outras cidades e agora o que vemos nas sucessivas administrações é o receio das autoridades em confiarem nos próprios araguarinos, tanto nos residentes quanto nos não residentes, como se o cidadão capaz e interessado em colaborar pudesse ser uma ameaça ao vazamentos de informações ou algo parecido, menos na possibilidade de melhoria das ideias pelo diálogo. Até essa diferença de qualidade de cidadão, residentes e não residentes, foi criada em desfavor de todos. Cada araguarino, assim como cuida da própria casa, gostaria de contribuir com a administração pública, mas tanto os gestores como o cidadão devem acatar a melhor ideia, ouvir a opinião de todos e se curvar à força da razão. Ao final o que todos queremos é o resultado que possa dar prazer em dizer que Araguari não são somente ruas, prédios, casas, indústrias, mas é o lugar onde as pessoas vivem em paz e lutam pelas mesmas coisas! Que seus filhos não estão exilados pelo poder público nem na cidade e nem fora dela. Mas, como hoje é dia de festa e apesar de tudo, parabéns a todos nós araguarinos!

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…