Pular para o conteúdo principal

Projeto toda sexta faz homenagem a Zecão, fala sobre Copa e Pioneiras do Futebol Feminino


Da esquerda para direita a Teresa Cristina Cunha, Pedro Popó, Cláudio Rodrigues, Renato Valle e Camargo Neto.Foto: Randal Cunha


O Projeto Toda Sexta,que tem como idealizador o jornalista e apresentador Pedro Popó, apresentou na última sexta (27), no Armazém Literário, no Bairro Fundinho em Uberlândia (MG) o tema "a participação do Brasil na Copa" e fez uma homenagem póstuma a José Elias Cury Ana Gonçalves, o Zecão, o ex-zagueiro e ex-técnico do Uberlândia Esporte Clube, falecido nesta semana.

O evento teve início às 19h30 com a participação de comentaristas e jornalistas esportivos, como Camargo Neto, Renato Valle, Cláudio Rodrigues e convidados para falar sobre a Seleção Brasileira também, dando seu depoimento sobre a importância de Zecão para o futebol uberlandense, o presidente do Uberlândia Esporte Clube, Guto Braga, e o presidente da torcida Mancha Verde, Alessandro Marques. A família do homenageado também estava presente e relatou com grande emoção momentos importantes da vida de Zecão.


Zecão, na foto como técnico interino do Uberlândia Esporte, hexagonal Mineiro 2014
(Foto: Gullit Pacielle)
 



O jornalista Pedro Popó convidou a historiadora e jornalista Teresa Cristina Montes Cunha para também relatar para os presentes, sobre o resgate da história das Pioneiras do Futebol Feminino no Brasil, que são da cidade de Araguari (MG), e foram reconhecidas por três ONGs este ano,  recebendo homenagens em Belo Horizonte (MG) pela ONG CineFoot, que é organiza um festival de cinema com o tema voltado apenas para o futebol, e no Rio de Janeiro (RJ), com homenagem das ONGs REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano, e Street Football World, que tiveram como madrinha a jogadora Marta Vieira da Silva. 

A historiadora comenta que, existiram outras jogadoras de futebol feminino, que tiveram sua importância também, mas o diferencial das Pioneiras de Araguari é que os times, A e B, do Araguari Atlético Clube faziam jogos seguindo as regras oficiais e com toda a estrutura de uma partida oficial de futebol e estavam ligadas à Federação Mineira de Futebol. Por isso, considera-se que o Araguari é pioneiro no futebol feminino. O Time só não foi criado formalmente por causa do decreto-lei de Vargas. “Elas tinham um grande sonho, de serem jogadoras oficiais. Infelizmente foram proibidas. A maioria seguiu jogando outros esportes, como o vôlei e o handebol”, afirma a pesquisadora.

VEJA MAIS SOBRE O TEMA NA MATÉRIA "ELAS DERAM UM CHUTE NO PRECONCEITO" CLIQUE AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…