Da esquerda para direita a Teresa Cristina Cunha, Pedro Popó, Cláudio Rodrigues, Renato Valle e Camargo Neto.Foto: Randal Cunha |
O Projeto Toda Sexta,que tem como idealizador o jornalista e apresentador Pedro Popó, apresentou na última sexta (27), no Armazém Literário, no Bairro Fundinho em Uberlândia (MG) o tema "a participação do Brasil na Copa" e fez uma homenagem póstuma a José Elias Cury Ana Gonçalves, o Zecão, o ex-zagueiro e ex-técnico do Uberlândia Esporte Clube, falecido nesta semana.
O evento teve início às 19h30 com a participação de comentaristas e jornalistas esportivos, como Camargo Neto, Renato Valle, Cláudio Rodrigues e convidados para falar sobre a Seleção Brasileira também, dando seu depoimento sobre a importância de Zecão para o futebol uberlandense, o presidente do Uberlândia Esporte Clube, Guto Braga, e o presidente da torcida Mancha Verde, Alessandro Marques. A família do homenageado também estava presente e relatou com grande emoção momentos importantes da vida de Zecão.
Zecão, na foto como técnico interino do Uberlândia Esporte, hexagonal Mineiro 2014 (Foto: Gullit Pacielle) |
O jornalista Pedro Popó convidou a historiadora e jornalista Teresa Cristina Montes Cunha para também relatar para os presentes, sobre o resgate da história das Pioneiras do Futebol Feminino no Brasil, que são da cidade de Araguari (MG), e foram reconhecidas por três ONGs este ano, recebendo homenagens em Belo Horizonte (MG) pela ONG CineFoot, que é organiza um festival de cinema com o tema voltado apenas para o futebol, e no Rio de Janeiro (RJ), com homenagem das ONGs REDEH - Rede de Desenvolvimento Humano, e Street Football World, que tiveram como madrinha a jogadora Marta Vieira da Silva.
A historiadora comenta que, existiram outras jogadoras de futebol feminino, que tiveram sua importância também, mas o diferencial das Pioneiras de Araguari é que os times, A e B, do Araguari Atlético Clube faziam jogos seguindo as regras oficiais e com toda a estrutura de uma partida oficial de futebol e estavam ligadas à Federação Mineira de Futebol. Por isso, considera-se que o Araguari é pioneiro no futebol feminino. O Time só não foi criado formalmente por causa do decreto-lei de Vargas. “Elas tinham um grande sonho, de serem jogadoras oficiais. Infelizmente foram proibidas. A maioria seguiu jogando outros esportes, como o vôlei e o handebol”, afirma a pesquisadora.
VEJA MAIS SOBRE O TEMA NA MATÉRIA "ELAS DERAM UM CHUTE NO PRECONCEITO" CLIQUE AQUI
Comentários