As Pioneiras da esquerda para direita Darci de Deus Leandro, Marta Vieira da Silva (Melhor do Mundo por cinco vezes,) Zalfa Nader Peixoto e Wesleina Campos Mazieiro na abertura da Exposição. |
A abertura da Exposição “Mulheres
driblando preconceitos”, hoje (04) de junho, às 18h, na cidade do Rio de
Janeiro (RJ), teve momentos de encontros e emoções. As Pioneiras do Futebol
Feminino, que tem espaço especial reservado na exposição, com fotos e vídeos,
recebeu três representantes Zalfa Nader Peixoto, Darci de Deus Leandro e Wesleina
Campos Mazieiro. As jogadoras que na época eram adolescentes, isso em 1958 e
1959, hoje são senhoras em busca do reconhecimento oficial.
Pioneiras no espaço reservado especialmente a elas. |
Segundo a historiadora Teresa Cristina Montes Cunha, que começou o resgate da história em 2000, com entrevistas com o idealizador do time, Ney Montes, o momento foi uma porta aberta com chave de ouro. “O convite feito pelas ONGs Redeh e Street Foot Ball World deu a oportunidade para que a história fique durante todos os dias da exposição à disposição dos cariocas e turistas durante a copa”. Ainda segundo Teresa, as Pioneiras, que na época enfrentaram muitas dificuldades, mas deixaram sua coragem como exemplo para jogadoras como Michael Jackson dos Santos e Marta. Michael que foi destaque no futebol feminino nas décadas de 1980 e 1990, que hoje é Coordenadora Geral do Futebol Feminino, e Marta Vieira da Silva, que ainda está nos campos jogando no Tyreso FF, na Suécia, desde 2012, e foi considerada a Melhor jogadora do mundo pela F Melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2006, 2007, 2008, 2009, e 2010, estavam na exposição e fizeram questão de conhecerem as Pioneiras de perto. Michael Jackson comentou sobre o momento de emoção vivenciado por ambas as partes “Um momento único, encontrar as senhoras donas da bola, e por causa delas é que nós pudemos dar continuidade, e eu estou emocionada, porque é um momento que não tem explicação. Vou levar para o resto da minha vida! Elas foram homenageadas hoje, merecidamente e temos que homenagear outras vezes”.
Da esquerda para a direita, Cristina Lima, Técnica do Estrela Nova Futebol Clube do Rio de Janeiro (RJ), Wesleina Mazieiro (Pioneira), Zalfa Nader (Pioneira), Darci Leandro (Pioneira), Michael Jackson dos Santos (Coordenadora do Futebol Feminino no Ministério dos Esportes)eresa Cristina Montes Cunha historiadora
A Exposição multimídia “Mulheres driblando preconceitos” está no Rio de Janeiro (RJ), no Palácio do Catete (Museu da República), situado à Rua do Catete, 153, do dia 04 de junho a 20 de julho de 2014. A exposição é organizada pelas ONGs Streetfootballworld e Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano), com fotos e filmagens das PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO.
A exposição tem o objetivo de um novo jeito de jogar futebol, em grupos mistos e sem árbitro, em três miniquadros montadas no jardim do museu, na chamada praça “Futebol para um Mundo Melhor”. A praça também será destinada a trazer histórias de projetos sociais que utilizam o futebol como ferramenta para transformação. Debates, oficinas e exibições de filmes serão realizados no espaço “Trocando Ideais”. A exposição tem como madrinha a jogadora Marta.
Comentários