Pular para o conteúdo principal

Pioneiras do Futebol Feminino marcam presença em abertura de exposição no Rio



As Pioneiras da esquerda para direita Darci de Deus Leandro, Marta Vieira da Silva (Melhor do Mundo por cinco vezes,) Zalfa Nader Peixoto e Wesleina Campos Mazieiro na
abertura da Exposição.
A abertura da Exposição “Mulheres driblando preconceitos”, hoje (04) de junho, às 18h, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), teve momentos de encontros e emoções. As Pioneiras do Futebol Feminino, que tem espaço especial reservado na exposição, com fotos e vídeos, recebeu três representantes Zalfa Nader Peixoto, Darci de Deus Leandro e Wesleina Campos Mazieiro. As jogadoras que na época eram adolescentes, isso em 1958 e 1959, hoje são senhoras em busca do reconhecimento oficial.
Pioneiras no espaço reservado especialmente a elas.


Segundo a historiadora Teresa Cristina Montes Cunha, que começou o resgate da história em 2000, com entrevistas com o idealizador do time, Ney Montes, o momento foi uma porta aberta com chave de ouro. “O convite feito pelas ONGs Redeh e Street Foot Ball World deu a oportunidade para que a história fique durante todos os dias da exposição à disposição dos cariocas e turistas durante a copa”. Ainda segundo Teresa, as Pioneiras, que na época enfrentaram muitas dificuldades, mas deixaram sua coragem como exemplo para jogadoras como Michael Jackson dos Santos e Marta. Michael que foi destaque no futebol feminino nas décadas de 1980 e 1990, que hoje é Coordenadora Geral do Futebol Feminino, e Marta Vieira da Silva, que ainda está nos campos jogando no Tyreso FF, na Suécia, desde 2012, e foi considerada a Melhor jogadora do mundo pela F Melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2006, 2007, 2008, 2009, e 2010, estavam na exposição e fizeram questão de conhecerem as Pioneiras de perto. Michael Jackson comentou sobre o momento de emoção vivenciado por ambas as partes “Um momento único, encontrar as senhoras donas da bola, e por causa delas é que nós pudemos dar continuidade, e eu estou emocionada, porque é um momento que não tem explicação. Vou levar para o resto da minha vida! Elas foram homenageadas hoje, merecidamente e temos que homenagear outras vezes”.




Da esquerda para a direita, Cristina Lima, Técnica do Estrela Nova Futebol Clube do Rio de Janeiro (RJ), Wesleina Mazieiro (Pioneira), Zalfa Nader (Pioneira), Darci Leandro (Pioneira), Michael Jackson dos Santos (Coordenadora do Futebol Feminino no Ministério dos Esportes)eresa Cristina Montes Cunha historiadora



“Estou tão emocionada porque eu não esperava tanto! Tantas pessoas querendo tirar fotos com a gente, para falar a verdade foi um sucesso! Estou muito feliz!” disse a Pioneira Zalfa Nader. Já Darci Leandro fala da emoção de encontrar personalidades do universo do futebol feminino brasileiro “Pra mim é uma emoção muito grande! Tive oportunidade de encontrar a Marta e também a Michael Jackson, de poder estar com elas”, fala emocionada. Wesleina Maziero descreve o evento como ímpar em sua vida “Pra mim foi o dia mais feliz da minha vida depois daqueles tempos de futebol. Eu não esperava que tanta gente lembrasse-se da gente”. Completa a ex-jogadora do Araguari Atlético Clube da cidade de Araguari (MG).

A Exposição multimídia “Mulheres driblando preconceitos” está no Rio de Janeiro (RJ), no Palácio do Catete (Museu da República), situado à Rua do Catete, 153, do dia 04 de junho a 20 de julho de 2014. A exposição é organizada pelas ONGs Streetfootballworld e Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano), com fotos e filmagens das PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO.

A exposição tem o objetivo de um novo jeito de jogar futebol, em grupos mistos e sem árbitro, em três miniquadros montadas no jardim do museu, na chamada praça “Futebol para um Mundo Melhor”. A praça também será destinada a trazer histórias de projetos sociais que utilizam o futebol como ferramenta para transformação. Debates, oficinas e exibições de filmes serão realizados no espaço “Trocando Ideais”. A exposição tem como madrinha a jogadora Marta.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…