Pular para o conteúdo principal

Morre aos 82 anos em Uberlândia o músico Ronaldo Nocera



Ronaldo Nocera faleceu quinta-feira (09) deixando muita saudade, não só para família e amigos, mas também para muitos admiradores de sua musicalidade e muitos ex-alunos.


Nascido na cidade de Franca(SP) em 22 de julho de 1931 , Ronaldo aos 15 anos mudou-se para Araguari(MG), onde passou sua juventude e constituiu família.


Nocera foi um dos responsáveis pela orquestra do famoso Clube Cairo de Araguari (1952 a 1962), que teve como administrador e proprietário o casal João Rugiardine e sua esposa Cristina.


No Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli” em Uberlândia (MG) realizou vários cursos, dentre eles: História da Música; Música de Câmera; Clarineta; Educação musical e Canto, Coral e Regência, onde a partir de 1976 passou a atuar com professor.



No período de 1970 a 1974 reestruturou e regeu a Banda Mirim Municipal de Araguari.



Por vários anos foi Maestro das Orquestras dos Conservatórios de Uberlândia e Araguari e da Banda do Colégio Estadual de Araguari.



Com uma carreira de mais de 50 anos, Nocera sempre foi presença importante animando bailes de toda a região tocando seu harmonioso saxofone.



Dentre vários prêmios e homenagens podemos destacar:

- Os Melhores de Araguari 1999/2000

- Os Melhores de Uberlândia 2002 pela ATMAP

- Mérito Musical “Alexandre Pires” 2003

- Músico do Ano pelo Rotary Club Araguari Sul em 2007



Em 2009 o nosso blog teve a felicidade de entrevistar o músico.

Confira no link




Nocera deixa saudades à esposa Célia Ivo Nocera, seus filhos Ronaldo Ivo Nocera (Netos:  Rafael (bisneta: Sara) e Daniel ( bisnetas: Danielle e Maria Luisa)); Célia Regina Nocera (netos: Lara, Fábio e Guilherme) e Maria Antonia Nocera ( Netos: Ricardo, João Henrique e Renata).

Nocera foi enterrado no Cemitério São Pedro Uberlândia (MG).
Ronaldo Nocera com sua família.



Agradecemos as informações de seu filho Ronaldo Ivo Nocera, também músico.  Contato:  e-mail: musicalnocera@bol.com.br    Site: www.musicalnocera.com.br




Deixe a sua homenagem nos comentários, que publicaremos logo abaixo.

"...para mim a mais bela sinfonia de todas é o barulho da maçaneta da porta quando você adentra nesta casa..." - Frase dita pelo meu avô 15 anos atrás ainda acordado e sentado no sofá quando eu voltava trêbado de uma balada às 7h da manhã" . Ricardo Nocera

___________________________________________________

" Durante a nossa vida: Conhecemos pessoas que vem e que ficam, outras que, vem e passam.
Existem aquelas que, vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...
Perdi hoje um grande amigo, parceiro, maestro, músico, professor, voz belíssima, saxofonista de primeiríssima qualidade, apaixonado por sua Araguari, mas, que sempre morou em Uberlândia por ironia do destino.
RONALDO NOCERA
Somente agora a noite soube de seu passamento e que o sepultamento deu-se às 17hs. Lamento não ter sido informado. Gostaria de ter ido ao velório pra uma última homenagem e adeus.
Descanse em paz velho Nocera.
Eternamento ouvirei isso e lembrarei de você:
Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos
Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz
" ADEMIR REIS

________________________________________________


“Muito mais do que um mestre e amigo, Ronaldo Nocera foi e sempre será uma referência para mim, pois além dos solfejos, acordes, tons, colcheias, ele escreveu algumas das mais importantes páginas da minha vida. Meu pai, Ney Montes, me incentivou a ingressar no mundo da música e me presenteou com um trompete, que guardo com carinho até os dias de hoje. E não era um trompete qualquer. Foi escolhido e indicado pelo mestre Nocera.



No Conservatório, na fanfarra do Colégio Estadual de Uberlândia e na Banda Sinfônica,  fomos parceiros em uma jornada  de grande sucesso. Pena que eu não tenha aproveitado todo o potencial que eu poderia ter desenvolvido, mas mesmo assim foi gratificante ter conhecido um dos maiores  maestros, um homem de vasta sabedoria, que com seu saxofone trazia uma identidade marcante em cada música que tocava. Alguns gênios da música estiveram sob a batuta do maestro que ora nos deixa.



O céu com certeza deve estar em festa agora, pois recebeu um anjo de bondade que levará alegria e boa música ao Paraíso.

A nós, que aqui ficamos, resta apenas desejar que tenha toda a paz e felicidade que ele merece, e que Deus em sua infinita bondade, leve conforto aos que ele aqui deixou.



Um abraço fraterno ao meu amigo e eterno mestre. Sentirei sua falta, mas saiba que sua missão foi cumprida com louvor.  Até breve, Nocera. Saiba que sua passagem pela Terra foi marcante. Seremos amigos para sempre”.  Paulo César de Paiva Montes

Comentários

marilena melo disse…
Parabens pelo blog. Muito informativo sobre os acontecimentos passados nesta região de Minas Gerais a qual eu nasci também. Se voce desejar falar mais sobre o passado, procure em Araguari o acervo de reportagens do Jornalista Mario Nunes falecido há algum tempo atrás sobre o Musico Helio da Gaita, que foi meu pai e muito conhecido para sua época. Mais uma vez, parabens pelo excelente trabalho que voce faz.

Postagens mais visitadas deste blog

Nelson Merola, fundador da Maqnelson (27/11/1920 - 29/11/2011) Por Natal Fernando da Silva

Foto: Jornal Gazeta do Triângula - Araguari Natal conheceu pessoalmente Sr. Nelson quando era criança e o mesmo era patrão do  seu tio Jarbas Marques Póvoa. Quando tinha 9 anos, Sr. Nelson entregou a Natal e ao tio um pacote de panfletos e pediu para o menino distribuir para as pessoas dentro da exposição na feira agropecuária de Araguari dos equipamentos agrícolas da Maqnelson, gratificando em dinheiro pela ajuda. Natal afirma que sempre que passa em Catalão vê uma loja moderna na entrada da cidade onde continua vendendo equipamentos agrícolas.  QUEM FOI NELSON MEROLA Nelson Merola, araguarino de Coração, nasceu em Uberaba, com um ano de idade veio para Araguari. Cursou o primário e o ginásio no Colégio Regina Pacis. Exerceu a profissão de relojoeiro por vários anos, sendo gerente da Casa Nephitali Vieira. Fundou e tornou-se presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Araguari, sendo pioneiro em despertar o espírito sindicalista. Participou também do desenvolvimento do

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Vista interna da unidade Santa Rosa. Foto: Daniel Nunes / Secom / PMU Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa. Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de su

OS MIL E UM MÁRIO NUNES

Em meio à escuridão e sons sussurrados perdidos, eis que surge uma luz direcional, com seu círculo como sol, iluminando a cortina cor vermelha rubra escura, em tecido aveludado. Envolta em tantas respirações que por vezes se prendem de expectativa, surge uma música a quebrar aquele silêncio colorido. Seriam trombetas?Abrem-se as cortinas, que do centro se separam devagar, e lá no meio do palco, uma figura inusitada, com sua cartola preta em punho, e na outra mão gestos como se puxassem fios invisíveis de dentro da cartola...E dela começam a sair imagens, sons e luzes multicoloridas. Eis a mágica! E como numa metáfora da vida, tentamos visualizar as mil e uma facetas dessa figura ímpar – Mário Nunes! Na sala de entrada do escritório, em cada canto, havia painéis montados, com fotos recortadas e sobrepostas sobre recortes de jornais, também havia fotocópias de recortes e fotos, tudo minuciosamente montado, com uma ordem que parecia confusa, mas ali estava o verdadeiro tesouro de Már