Pular para o conteúdo principal

Morre aos 82 anos em Uberlândia o músico Ronaldo Nocera



Ronaldo Nocera faleceu quinta-feira (09) deixando muita saudade, não só para família e amigos, mas também para muitos admiradores de sua musicalidade e muitos ex-alunos.


Nascido na cidade de Franca(SP) em 22 de julho de 1931 , Ronaldo aos 15 anos mudou-se para Araguari(MG), onde passou sua juventude e constituiu família.


Nocera foi um dos responsáveis pela orquestra do famoso Clube Cairo de Araguari (1952 a 1962), que teve como administrador e proprietário o casal João Rugiardine e sua esposa Cristina.


No Conservatório Estadual de Música “Cora Pavan Capparelli” em Uberlândia (MG) realizou vários cursos, dentre eles: História da Música; Música de Câmera; Clarineta; Educação musical e Canto, Coral e Regência, onde a partir de 1976 passou a atuar com professor.



No período de 1970 a 1974 reestruturou e regeu a Banda Mirim Municipal de Araguari.



Por vários anos foi Maestro das Orquestras dos Conservatórios de Uberlândia e Araguari e da Banda do Colégio Estadual de Araguari.



Com uma carreira de mais de 50 anos, Nocera sempre foi presença importante animando bailes de toda a região tocando seu harmonioso saxofone.



Dentre vários prêmios e homenagens podemos destacar:

- Os Melhores de Araguari 1999/2000

- Os Melhores de Uberlândia 2002 pela ATMAP

- Mérito Musical “Alexandre Pires” 2003

- Músico do Ano pelo Rotary Club Araguari Sul em 2007



Em 2009 o nosso blog teve a felicidade de entrevistar o músico.

Confira no link




Nocera deixa saudades à esposa Célia Ivo Nocera, seus filhos Ronaldo Ivo Nocera (Netos:  Rafael (bisneta: Sara) e Daniel ( bisnetas: Danielle e Maria Luisa)); Célia Regina Nocera (netos: Lara, Fábio e Guilherme) e Maria Antonia Nocera ( Netos: Ricardo, João Henrique e Renata).

Nocera foi enterrado no Cemitério São Pedro Uberlândia (MG).
Ronaldo Nocera com sua família.



Agradecemos as informações de seu filho Ronaldo Ivo Nocera, também músico.  Contato:  e-mail: musicalnocera@bol.com.br    Site: www.musicalnocera.com.br




Deixe a sua homenagem nos comentários, que publicaremos logo abaixo.

"...para mim a mais bela sinfonia de todas é o barulho da maçaneta da porta quando você adentra nesta casa..." - Frase dita pelo meu avô 15 anos atrás ainda acordado e sentado no sofá quando eu voltava trêbado de uma balada às 7h da manhã" . Ricardo Nocera

___________________________________________________

" Durante a nossa vida: Conhecemos pessoas que vem e que ficam, outras que, vem e passam.
Existem aquelas que, vem, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vem e se vão com uma enorme vontade de ficar...
Perdi hoje um grande amigo, parceiro, maestro, músico, professor, voz belíssima, saxofonista de primeiríssima qualidade, apaixonado por sua Araguari, mas, que sempre morou em Uberlândia por ironia do destino.
RONALDO NOCERA
Somente agora a noite soube de seu passamento e que o sepultamento deu-se às 17hs. Lamento não ter sido informado. Gostaria de ter ido ao velório pra uma última homenagem e adeus.
Descanse em paz velho Nocera.
Eternamento ouvirei isso e lembrarei de você:
Sorri quando a dor te torturar
E a saudade atormentar
Os teus dias tristonhos vazios
Sorri quando tudo terminar
Quando nada mais restar
Do teu sonho encantador
Sorri quando o sol perder a luz
E sentires uma cruz
Nos teus ombros cansados doridos
Sorri vai mentindo a sua dor
E ao notar que tu sorris
Todo mundo irá supor
Que és feliz
" ADEMIR REIS

________________________________________________


“Muito mais do que um mestre e amigo, Ronaldo Nocera foi e sempre será uma referência para mim, pois além dos solfejos, acordes, tons, colcheias, ele escreveu algumas das mais importantes páginas da minha vida. Meu pai, Ney Montes, me incentivou a ingressar no mundo da música e me presenteou com um trompete, que guardo com carinho até os dias de hoje. E não era um trompete qualquer. Foi escolhido e indicado pelo mestre Nocera.



No Conservatório, na fanfarra do Colégio Estadual de Uberlândia e na Banda Sinfônica,  fomos parceiros em uma jornada  de grande sucesso. Pena que eu não tenha aproveitado todo o potencial que eu poderia ter desenvolvido, mas mesmo assim foi gratificante ter conhecido um dos maiores  maestros, um homem de vasta sabedoria, que com seu saxofone trazia uma identidade marcante em cada música que tocava. Alguns gênios da música estiveram sob a batuta do maestro que ora nos deixa.



O céu com certeza deve estar em festa agora, pois recebeu um anjo de bondade que levará alegria e boa música ao Paraíso.

A nós, que aqui ficamos, resta apenas desejar que tenha toda a paz e felicidade que ele merece, e que Deus em sua infinita bondade, leve conforto aos que ele aqui deixou.



Um abraço fraterno ao meu amigo e eterno mestre. Sentirei sua falta, mas saiba que sua missão foi cumprida com louvor.  Até breve, Nocera. Saiba que sua passagem pela Terra foi marcante. Seremos amigos para sempre”.  Paulo César de Paiva Montes

Comentários

marilena melo disse…
Parabens pelo blog. Muito informativo sobre os acontecimentos passados nesta região de Minas Gerais a qual eu nasci também. Se voce desejar falar mais sobre o passado, procure em Araguari o acervo de reportagens do Jornalista Mario Nunes falecido há algum tempo atrás sobre o Musico Helio da Gaita, que foi meu pai e muito conhecido para sua época. Mais uma vez, parabens pelo excelente trabalho que voce faz.

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…