Foto tirada no primeiro reencontro das Pioneiras do Futebol Feminino após 50 anos dos
jogos que fizeram historia em 1959.
Foto: Arquivo Pessoal Teresa Cristina Cunha
Nos próximos dias 03 e 04 de junho, a história das Pioneiras do Futebol Feminino no Brasil, que iniciou na década de 50, em Araguari (MG) e ficou conhecida em um jogo em Uberlândia (MG) em 1959, através da publicação da revista de distribuição nacional, “O Cruzeiro”, será homenageada em dois eventos distintos.
O primeiro será dia 03, a partir das 19h30, no Cine Belas Artes em Belo Horizonte (MG), que é promovido pela ONG Cinefoot (CINEFOOT-FESTIVAL DE CINEMA DE FUTEBOL), que é uma jornada cinematográfica futebolística que leva mostras competitivas de curtas e longas metragens. A 5º versão que é esse ano, tem um número de 79 filmes na sua programação. As mostras competitivas de curtas e longas-metragens são compostas por 38 filmes. E, pela primeira vez, a presença de filmes brasileiros supera a de obras internacionais: são 24 filmes nacionais presentes nas competitivas. Em Belo Horizonte o festival tem o formato internacional competitivo.
O “scratch” de homenagens do CINEfoot está repleto de craques: Murilo Salles, Canal 100, Oswaldo Caldeira, Carlos Leonam, Leogevildo Junior, Rene Goya Filho, Aldyr Schlee (o criador da camisa canarinho), Exeter City (primeiro adversário da Seleção Brasileira) representando as Pioneiras, estará Teresa Cristina Montes, historiadora.
A jornada cinematográfica futebolística promovida pelo CINEfoot este ano, será estendida através da realização do CINEfoot Tour 2014, que levará uma variada programação às doze cidades-sede da Copa do Mundo, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Natal, Salvador, Recife, Curitiba, Porto Alegre.
Veja a programação na Terça 03/06
19h30– HOMENAGEM: 60 ANOS DO ARAGUARI ATLÉTICO CLUBE HOMENAGEM: FUTEBOL FEMININO
Filmes
:: TAPETE VERDE/ Green Carpet de Angelo Martins (SP, 2013)
:: DEMOCRACIA EM PRETO E BRANCO/ Democracy in Black and White de Pedro Asbeg (RJ, 2013)
21h30– HOMENAGEM: 60 ANOS DO ARAGUARI ATLÉTICO CLUBE HOMENAGEM: FUTEBOL FEMININO
Filmes
:: EL OTRO SUPERCLÁSICO/ El Otro Superclásico / The Other Superclasico de Santiago Dulce (SP, 2014)
:: QUANDO SE SONHA TÃO GRANDE A REALIDADE APRENDE/A dream you dream together, is reality de Lobo Mauro (RJ, 2014).
:: O DIA DO GALO/The Galo’s Day de Cris Azzi, Luiz Felipe Fernandes (MG, 2014).
Já a segunda homenagem será no Rio de Janeiro (RJ) na abertura da exposição multimídia“Mulheres em Campo Driblando Preconceitos” no dia 04 de junho, a partir das 17h A exposição é organizada pelas ONGs Streetfootballworld e Redeh (Rede de Desenvolvimento Humano), com fotos e filmagens das PIONEIRAS DO FUTEBOL FEMININO, expostas do dia 04 de junho a 20 de julho, no Museu da República (Rua do Catete, 153), no Rio de Janeiro (RJ).
A exposição tem o objetivo de um novo jeito de jogar futebol, em grupos mistos e sem árbitro, em três mini-quadras montadas no jardim do museu, na chamada praça “Futebol para um Mundo Melhor”. A praça também será destinada a trazer histórias de projetos sociais que utilizam o futebol como ferramenta para transformação. Debates, oficinas e exibições de filmes serão realizados no espaço “Trocando Ideais”. A exposição tem como madrinha a jogadora Marta.
Para Teresa Cristina Montes Cunha, pesquisadora e representante das jogadoras na divulgação da história, o momento é de comemoração “É uma grande honra poder representá-las nesse momento tão especial. Faz 14 anos desde o início das pesquisas. O reconhecimento da história por essas entidades mostra que todas dificuldades que elas enfrentaram na época valeram a pena.” Conclui Teresa.
|
Comentários
Parabéns a Todas!!!!!