Pular para o conteúdo principal

MINAS - ESTADO PIONEIRO DO FUTEBOL FEMININO




Minas Gerais sempre se destacou por ser um estado aberto a inovações, com personagens idealistas, que transformaram e transformam não só nosso estado, mas também o Brasil.


Sua influência política pode ser percebida no ranking de presidentes na história do Brasil. Minas foi o estado que mais elegeu, tivemos: Afonso Pena, Venceslau Brás, Delfim Moreira, Artur Bernardes, Carlos Luz, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e, atualmente, Dilma Rousseff.


Minas sempre teve seu destaque na história do Brasil, começando pelo Brasil colônia, onde a produção de ouro teve seu auge e conflito, vindo a ter a primeira resposta à cobrança rígida de impostos pelo governo de Portugal – A inconfidência Mineira.


E Minas procurou seus caminhos do desenvolvimento, depois do ouro, a vinda de outras atividades econômicas surgiram, primeiro na área da agricultura, e, até os dias atuais com a constante inovação também nas áreas do comércio, indústria e serviços.


Neste cenário, de estado sempre em busca de desenvolvimento, de ideais, de abertura ao novo, que surgiu a história das Pioneiras do Futebol Feminino.


Foi graças a esse jeito mineiro de inovar, que um mineiro teve a ideia da criação do primeiro time, com vínculo a uma federação esportiva, e com seriedade de saber respeitar o direito das mulheres a essa modalidade.


Foi em 1958, na cidade de Araguari (MG), no Triângulo Mineiro, que um homem, simples e visionário, Ney Montes, sugeriu a criação do time, depois de solicitarem ao clube do qual era um dos diretores, Araguari Atlético Clube, um jogo de caráter beneficente.


Ney Montes (1929-2004+) pode ser considerado assim, um Charles Miller do futebol feminino.


As “meninas”, hoje, jovens senhoras, aguardam o reconhecimento por parte dos órgãos oficiais brasileiros, de serem as Pioneiras do Futebol Feminino do Brasil, pois essas mineiras, transformaram o cenário totalmente masculino do campos de futebol da década de 50, em novos espaços, com personagens consideradas delicadas, mas que mostraram competência e técnica, deixando registrada na história sua coragem de enfrentar os machistas de plantão daquela época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…