Pular para o conteúdo principal

OFICINA DE HISTÓRIAS DE VIDA É MINISTRADA EM UBERLÂNDIA


Professora Iara Helena Magalhães (à esquerda) e Ariane Bocamino (Produtora do projeto)

Cenas do curso.
 Entrevista com Professora Iara Helena (veja o vídeo)

No último sábado, 09 de março, das 9h às 17h, aconteceu a oficina “Histórias de Vida”, no Serviço Social do Comércio (Sesc), em Uberlândia, Minas Gerais.



O público alvo do curso era formado por pessoas interessadas em memória oral e comunicação audiovisual, com mais de 16 anos de idade. No curso os participantes aprenderam a fazer a elaboração de roteiro de entrevistas e de projetos audiovisuais, sendo direcionados para reflexão da importância da memória social. O projeto é realizado com o subsídio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e devido a isso não foi cobrada taxa de inscrições.



A ministrante, Iara Helena Magalhães, que teve a primeira formação em odontologia, na USP de Ribeirão Preto (SP), fez especialização em pediatria, mas de 2003 até os dias atuais, atua na área de cinema, onde se tornou mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC (Pontifícia Universidade Católina), é professora na Unitri – Centro Universitário do Triângulo, nos cursos de comunicação social, moda, administração, arquitetura, sempre buscando passar a “significação da arte”.



Iara foi convidada pelo projeto Triângulo das Geraes, que faz parte de um programa televisivo, exibido no CINEBRASILTV (CTBC TV / SKY), tv a cabo, diariamente, e na Rede Minas, aos sábados e segundas. A professora é responsável pela realização oficinas de formação, no término de cada edição do projeto. O foco é a memória oral e de possibilidades de registro dessa memória. A professora já trabalhou em 11 projetos, sendo o último, décimo primeiro, ministrado em Uberlândia. Todas cidades são escolhidas pela produção do programa Triângulo das Geraes, no qual, representantes de cada cidade foram entrevistados. Os motivos das escolhas de cada cidade são os mais variados, desde a singularidade de cada uma dessas histórias, até a importância de comunicar.



A expectativa da oficineira é que todas as comunidades, aonde aconteceram as oficinas, façam a utilização dessa ferramenta para a produção de projetos culturais, de criação de memória. “O objetivo é fazer com que a memória cultural, de nosso povo, de nossa gente, de nosso mundo, continuem com a ação de cada um em suas comunidades”. Enfatiza Iara.









LIVRO ABERTO

Por Elenice Jerônimo da Silva – Artista visual



Éramos dezesseis histórias,

De vidas vividas,

Em planos abertos, incertos,

Com variações, medo...

Desejos...

Planos médios,

Close – detalhes...

Experiências compartilhadas,

Dilaceradas de outrora,

De vidas entrevistadas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…