Pular para o conteúdo principal

NEY MONTES - O PRECURSOR DO FUTEBOL FEMININO NO BRASIL


Ney Montes, comentarista esportivo –  nasceu em Monte Carmelo em 12 de novembro de 1929. Faleceu em 2004, em Uberlândia, Minas Gerais. Filho de Benice Montes e Otacílio Pinto.

Viveu grande parte de sua vida em Araguari, Minas Gerais, onde marcou época, colocando Araguari como berço do futebol feminino no Brasil, na década de 50.
Foi excelente profissional que teve como princípios em meio a sua conduta metódica – a amizade como parceira.

Fez amizade no cursilho de Araguari e Diálogo Conjugal de Uberlândia, ligado à Igreja Católica. Foi radialista e comentarista esportivo na Rádio Cacique e na Rádio Araguari, Odilon Neves era o Narrador, na década de 50 e 60. Participou da Diretoria do Araguari Atlético Clube, como um dos fundadores.

Era um exímeo dançarino de tango, e antes de casar, na década de 50, costumava a dar aulas de tango, sem cobrar, pois nos clubes da época, haviam várias festas e bailes famosos, como o da primavera, entre outros. Uma famosa casa de bailes de Araguari foi o Cairo, que tinha orquestra ao vivo. Um dos integrantes dessa famosa orquestra é o músico araguari Ronaldo Nocera, que hoje reside em Uberlândia.

Muitas amizades foram feitas pelo caminho, como quando trabalhou na Companhia Prada de Eletricidade. Na época da Prada, fez parcerias com a companhia telefônica, onde todos postes de madeira foram mudados para de cimento, já com as ligações de telefonia. Seu último cargo na empresa foi Gerente, e continuou sua carreira com a mudança para Centrais Elétricas de Minas Gerais – CEMIG (Uberlândia), onde aposentou em na década de 70.
Atuou como diretor do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araguari na gestão de Fausto Fernandes Melo (1974-77), e na década de 80 foi convidado, pelos administradores da Prada em São Paulo, a implantar e dirigir a Companhia Metalúgica Prada em Uberlândia.

Nas décadas de 50 e 60, tinha um programa a noite as 19 horas Rádio Araguari - comentários do
futebol a nível regional e nacional, programa humorístico semanal na Rádio Cacique e programa de tangos, Rádio Cacique.

Comentários

Unknown disse…
Parabéns Teresa Cristina, o caminho é este. Siga-o. Bjs, Irene Barbosa.
teresacriscunha disse…
Obrigada Irene, em breve colocaremos mais artigos ligados ao futebol feminino, araguarinos e a histórias de Araguari. Abraços.
Unknown disse…
Bem-vinda à blogosfera. Que suas metas sejam coroadas de êxito. Por aqui, estou à disposição.

Postagens mais visitadas deste blog

Nelson Merola, fundador da Maqnelson (27/11/1920 - 29/11/2011) Por Natal Fernando da Silva

Foto: Jornal Gazeta do Triângula - Araguari Natal conheceu pessoalmente Sr. Nelson quando era criança e o mesmo era patrão do  seu tio Jarbas Marques Póvoa. Quando tinha 9 anos, Sr. Nelson entregou a Natal e ao tio um pacote de panfletos e pediu para o menino distribuir para as pessoas dentro da exposição na feira agropecuária de Araguari dos equipamentos agrícolas da Maqnelson, gratificando em dinheiro pela ajuda. Natal afirma que sempre que passa em Catalão vê uma loja moderna na entrada da cidade onde continua vendendo equipamentos agrícolas.  QUEM FOI NELSON MEROLA Nelson Merola, araguarino de Coração, nasceu em Uberaba, com um ano de idade veio para Araguari. Cursou o primário e o ginásio no Colégio Regina Pacis. Exerceu a profissão de relojoeiro por vários anos, sendo gerente da Casa Nephitali Vieira. Fundou e tornou-se presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Araguari, sendo pioneiro em despertar o espírito sindicalista. Participou também do desenvolvimento do

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Vista interna da unidade Santa Rosa. Foto: Daniel Nunes / Secom / PMU Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa. Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de su

OS MIL E UM MÁRIO NUNES

Em meio à escuridão e sons sussurrados perdidos, eis que surge uma luz direcional, com seu círculo como sol, iluminando a cortina cor vermelha rubra escura, em tecido aveludado. Envolta em tantas respirações que por vezes se prendem de expectativa, surge uma música a quebrar aquele silêncio colorido. Seriam trombetas?Abrem-se as cortinas, que do centro se separam devagar, e lá no meio do palco, uma figura inusitada, com sua cartola preta em punho, e na outra mão gestos como se puxassem fios invisíveis de dentro da cartola...E dela começam a sair imagens, sons e luzes multicoloridas. Eis a mágica! E como numa metáfora da vida, tentamos visualizar as mil e uma facetas dessa figura ímpar – Mário Nunes! Na sala de entrada do escritório, em cada canto, havia painéis montados, com fotos recortadas e sobrepostas sobre recortes de jornais, também havia fotocópias de recortes e fotos, tudo minuciosamente montado, com uma ordem que parecia confusa, mas ali estava o verdadeiro tesouro de Már