FOTO: www.luciliarosavermelha.blogspot.com
FOTO: SOLANGE BARROS
FOTO: SOLANGE BARROS
Foi lançado ontem (26) de junho, em Uberlândia, o livro "Lucilia – Rosa Vermelha”, no Centro Universitário do Triângulo (Unitri), as 19h, no bloco E, sala ADVANCED 1.
Foi a nona apresentação da biografia de Lucilia Soares Rosa, uma das 17 primeiras vereadoras de Minas Gerais, eleita aos 35 anos em 1947, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro. A obra já foi lançada em Uberaba, Sacramento, Ituiutaba, Belo Horizonte e no 1º Simpósio de História, da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).
A palestra foi iniciada pelo ator Milo Sabino interpretou o hino “A Internacional”, a música da vida da biografada. A apresentação contou com a presença de convidados, professores, familiares de Lucília e alunos do Curso de Comunicação Social.
Durante o relato da história, que teve espaço para debate, e os autores Luciana Maluf Vilela (historiadora) e o jornalista Luiz Alberto Molinar (Jornalista e professor), responderam as perguntas feitas sobre o assunto.
Foi exibido parte do documentário de 30 minutos “Lucilia, 90 Anos de Memória”.
Lucila foi pioneira do feminismo em Uberaba e de uma das 17 primeiras vereadoras de Minas Gerais, eleita aos 35 anos, em 1947, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro. Ela pertencia ao PSD (Partido Social Democrático), embora fosse ligada ao então clandestino PCB (Partido Comunista do Brasil) desde os 18 anos.
A história de Lucila relata detalhes de várias épocas da região e vale a pena para se aprofundar na história política não só da região, mas do país, vivenciada pela biografada.
Veja o blog sobre a obra www.luciliarosavermelha.blogspot.com
Assista ao documentário “Lucilia: 90 Anos de Memória”
Comentários