Pular para o conteúdo principal

1º Encontro em Bethânia Uberlândia traz proposta do carisma da comunidade

Com o salão paroquial lotado, aproximadamente 300 pessoas, Uberlândia (MG) recebeu com alegria o 1º Encontro “Em Bethânia” na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia (08) de agosto, das 18h às 22h.

O formato da palestra foi baseado no programa “Tenda do Senhor” que era apresentado pelo Padre Léo através da TV Canção Nova com sede em Cachoeira Paulista (SP), e após o facecimento do padre em 2007, continuou por alguns anos sendo apresentado pelo Padre Vicente, sacerdote presidente da Associação Educacional e Assistencial Bethânia, conhecida como Comunidade Bethânia  e seu boneco ajudante Miramar, contracenando, personagem que ganha vida através de Flávio Crepaldi. Em 2013 o programa teve uma nova nomenclatura “Em Bethânia”, e pode ser assistido todos os sábados, pela Tv Canção Nova, das 19h30min e reprise na quinta feira, às 17h30min .

Tarcísio Gonçalves Pereira - Padre Léo - 09.10.1961 - + 05.01.2007

Padre Vicente com o personagem Miramar no programa "Em Bethânia" na Tv Canção Nova


Com o intuito de divulgar a proposta de vida da comunidade Bethânia, o 1º Encontro “Em Bethânia” trouxe o tema “Sofrimento, Misericórdia e Acolhida: o carisma de Bethânia". Os palestrantes Padre Vicente, coordenador geral das comunidades Bethânia no Brasil, Dr. Roque Savioli, médico cardiologista, escritor e pesquisador do Inccor-SP e Dra. Gisela Savioli, nutricionista, escritora e apresentadora do Programa Mais Saúde da Tv Canção Nova. Dr. Roque, que abordou o tema “depressão” fala da importância de cada um contribuir para a manutenção e ampliação dessa obra “Bethânia é uma obra fundada pelo Padre Léo que acolhe os dependentes químicos. O trabalho deles está em tirar esses dependentes químicos das ruas que também sofrem muitas vezes de depressão.” Ainda comenta o cardiologista, que Bethânia era uma casa de leprosos na época de Jesus e a lepra de hoje é a dependência química. Dra. Gisela,  que abordou a saúde através da alimentação, comenta o que vem a ser Bethânia para ela “Bethânia é o Padre Léo, Bethânia é tudo isso, esse acolhimento para aquele que mais precisa. “ Para a nutricionista, é importante lembrar do que Padre Vicente sempre enfoca, que a lepra do século vinte e um é a droga. A acolhida de Bethânia é para aqueles que estão sofrendo dessa lepra social, diz a escritora. Dra Gisela lembra ainda de outro mal que está acometendo a mundo industrializado como um todo, “Hoje estamos comendo comida envenenada pela indústria. Perdemos a noção do que é comida realmente. Eu digo sempre - olhe para sua comida! Faça essa pergunta - Foi Deus que fez ou foi o homem? Olhe para seu prato e procure comer aquilo que vem de Deus e não aquilo que vem do homem. Onde o homem pôs a mão, desconfie” completa a especialista em nutrição.

Dr. Roque Savioli, abordou o tema depressão.

Dra. Gisela Savioli, abordou o tema nutrição.


Para Padre Vicente o encontro marca um momento novo para o recanto de Uberlândia “Esse momento marca a possibilidade do povo de Deus conhecer outras facetas do carisma de Bethânia, que leva sempre por onde vai – vida plena. E o que é vida plena? É a possibilidade de receber de Jesus a certeza de que Ele é o caminho, a Verdade e a Vida”.  O padre comenta ainda que a proposta de Bethânia é proporcionar essa melhora de vida, no físico, no psicoafetivo, no espiritual, no ser humano como um todo. “O evento de hoje foi um sucesso que alegra com certeza o coração de Deus, o coração do Padre Léo, que foi muito lembrado essa noite, e alegra o coração de todos nós, pois o sucesso não se mede não apenas pelo grande número de pessoas que afluíram aqui , que estiveram presentes, que cantaram, que louvaram, que se divertiram, que riram, que também tiveram esse momento de formação, mas sobretudo, por toda vida espiritual que se formou aqui nessa noite que atinge tantas pessoas. Então eu fico muito agradecido por tudo isso peço a Deus que Ele na sua generosidade e na bondade do seu coração proporcione outros momentos como esse” conclui o padre.

Padre Vicente coordenador geral da Comunidade Bethânia


A Comunidade Bethânia, que tem recantos em sete cidades do Brasil incluindo Uberlândia, foi fundada em São João Batista/SC, pelo padre Léo, scj, em 12 de outubro de 1995. A Comunidade Bethânia não é um centro de recuperação de drogados e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento. Bethânia é “Comunidade de acolhimento” que procura dar uma resposta concreta ao problema das drogas na juventude criando uma comunidade católica para oferecer aos jovens uma “casa”, um local de acolhimento, chamado de Recanto.
Bethânia está presente em cinco estados, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro e Minas Gerais, Uberlândia é o sétimo recanto, o primeiro em Minas Gerais, estado onde nasceu o fundador, Padre Léo.
Atualmente, existem em torno de oito filhos e filhas, como são chamados os acolhidos pela comunidade. Um projeto ampliação da comunidade está em andamento, cuja proposta irá atender até 44 filhos, homens, com a construção da Casa de Lázaro.

A comunidade está localizada na zona rural de Uberlândia, a 15 km do Bairro Morumbi, rumo a Tenda dos Morenos e sobrevive de doações. Atualmente um dos produtos que fabrica artesanalmente para venda são pães de forma sem corte. Nenhum acolhido e nem os familiares são cobrados financeiramente.

As pessoas que desejarem colaborar poderão fazer doações com gêneros, indo pessoalmente ao recanto ou através de conta bancária.


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CONTA: 6206-6
AGÊNCIA: 161
OPERAÇÃO: 003

Visitação
As visitas são apenas aos DOMINGOS das 14 às 17h.

Contatos
Daniel Amaral (34) 9644-6886 – informações e acolhimento
                       (34) 9655-6886 – administração


Facebook: facebook.com/recanto.bethania
Fan Page: Comunidade Bethânia Uberlandia


Endereço:
Recanto da Comunidade Bethânia
Rodovia do Pau Furado, próximo a Tenda dos Morenos – enfrente ao Cruzeiro – Fazenda Nossa Senhora da Abadia



VEJA OUTRAS FOTOS




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nelson Merola, fundador da Maqnelson (27/11/1920 - 29/11/2011) Por Natal Fernando da Silva

Foto: Jornal Gazeta do Triângula - Araguari Natal conheceu pessoalmente Sr. Nelson quando era criança e o mesmo era patrão do  seu tio Jarbas Marques Póvoa. Quando tinha 9 anos, Sr. Nelson entregou a Natal e ao tio um pacote de panfletos e pediu para o menino distribuir para as pessoas dentro da exposição na feira agropecuária de Araguari dos equipamentos agrícolas da Maqnelson, gratificando em dinheiro pela ajuda. Natal afirma que sempre que passa em Catalão vê uma loja moderna na entrada da cidade onde continua vendendo equipamentos agrícolas.  QUEM FOI NELSON MEROLA Nelson Merola, araguarino de Coração, nasceu em Uberaba, com um ano de idade veio para Araguari. Cursou o primário e o ginásio no Colégio Regina Pacis. Exerceu a profissão de relojoeiro por vários anos, sendo gerente da Casa Nephitali Vieira. Fundou e tornou-se presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Araguari, sendo pioneiro em despertar o espírito sindicalista. Participou também do desenvolvimento do

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Vista interna da unidade Santa Rosa. Foto: Daniel Nunes / Secom / PMU Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa. Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de su

OS MIL E UM MÁRIO NUNES

Em meio à escuridão e sons sussurrados perdidos, eis que surge uma luz direcional, com seu círculo como sol, iluminando a cortina cor vermelha rubra escura, em tecido aveludado. Envolta em tantas respirações que por vezes se prendem de expectativa, surge uma música a quebrar aquele silêncio colorido. Seriam trombetas?Abrem-se as cortinas, que do centro se separam devagar, e lá no meio do palco, uma figura inusitada, com sua cartola preta em punho, e na outra mão gestos como se puxassem fios invisíveis de dentro da cartola...E dela começam a sair imagens, sons e luzes multicoloridas. Eis a mágica! E como numa metáfora da vida, tentamos visualizar as mil e uma facetas dessa figura ímpar – Mário Nunes! Na sala de entrada do escritório, em cada canto, havia painéis montados, com fotos recortadas e sobrepostas sobre recortes de jornais, também havia fotocópias de recortes e fotos, tudo minuciosamente montado, com uma ordem que parecia confusa, mas ali estava o verdadeiro tesouro de Már