Pular para o conteúdo principal

LIVRO “ARAGUARI E SUA HISTÓRIA” É LANÇADO NO ÚLTIMO DIA (6)

L
Os livros aguardando o momento do autógrafo das autoras e entrega.


No último dia (6), na Prefeitura Municipal de Araguari (MG), foi lançado durante solenidade, o Livro “Araguari e sua história”. Estavam presentes várias autoridades dentre elas o Prefeito Municipal de Araguari, Raul Belém, os vereadores José Ricardo de Oliveira e Wesley de Mendonça, a presidente da Academia de Letras de Araguari, Regina Duarte Mota; a presidente da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura) Carmem Valente Oliveira Alvim; a Secretária de Trabalho e Ação Social, Mirna Mares Machado Valente; a Secretária de Educação, Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria e Diretoras de várias escolas; o Secretário de Desenvolvimento e Turismo, Clésio de Meira; o ex-prefeito Marcos Alvim e demais convidados.

Da esquerda para direita, o prefeito Raul Belém, o ex-prefeito Marcos Alvim, o vereador José Ricardo,
a presidente da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Carmem Valente Oliveira Alvim, o vereador Weslei Lucas, as autoras, Aparecida da Glória Campos Vieira e Jucélia Abadia Peixoto.

As autoras do livro “Araguari e sua história”, Jucélia Abadia Peixoto e Aparecida da Glória Campo Vieira, presentearam e autografaram com um livro aos convidados presentes.

As autoras, a direita Jucélia, a esquerda Aparecida.


Para Jucélia Peixoto, coautora do livro, o trabalho é fruto da pesquisa do arquivo histórico e museu Dr. Calil Porto, que pertence a FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura. “Neste livro a gente buscou trazer a memória da cidade, através da história. Nós queremos mesmo é divulgar essa pesquisa feita diariamente dentro do arquivo, que é uma grande fonte de informação, e que, a gente detém materiais que foram doados pela sociedade. Então é uma forma de reverter para a população aquilo que ela já nos deu.” Afirma Jucélia.

Jucélia Peixoto fazendo os agradecimentos.


O livro tem um apanhado da história da cidade na sua formação, evolução e o desenvolvimento urbano. Os prefeitos que a cidade já teve, e, principalmente, discorre sobre os patrimônios históricos. Também contém histórias interessantes. “É um livro de temas em geral que busca memorizar aspectos históricos da cidade”. Conclui a coautora.

Para Aparecida Vieira, o livro representa uma realização e concretização de um sonho das autoras. “Foram 16 anos de pesquisa, de um trabalho diário. E não foi do dia para a noite que isso aconteceu. Todos esses anos a gente veio amealhando fontes como revistas, jornais, depoimentos, fotografias, e isso representa para nós, uma realização pessoal e profissional muito grande, mas representa também, para a comunidade de Araguari, o resgate de sua história.” Enfatiza Aparecida.



Maria da Glória explanando sobre mais uma etapa vencida.


O livro será também ferramenta de consulta direcionada para as escolas. O arquivo público já existe há 19 anos, e no início as pesquisas não eram direcionadas para as crianças e jovens conhecerem a cidade. Eram pesquisas superficiais. E hoje, através de uma parceria entre o arquivo público e escolas, as pesquisas já abordam aspectos importantes da cidade. “Nós temos a parceria de fazer esse ligamento entre a escola, arquivo e a história da cidade”. Conclui Aparecida Vieira.

A publicação do livro foi graças ao apoio da Prefeitura Municipal de Araguari e da FAEC – Fundação. Segundo a Presidente da FAEC, Carmem Valente Oliveira Alvim “Resolvemos fazer a publicação com nossa própria dotação orçamentária, então a Jucélia e a Aparecida se dedicaram exclusivamente, contaram com apoio de várias pessoas (...) Como as autoras falaram eu também repito: Não gosto que falem mal de nossa cidade. Eu acho que é um registro maravilhoso, é um livro está disponível para todo cidadão. É para ser pesquisado, é para ser usado”. Afirma Carmem.
O prefeito Raul Belém informa que existe um projeto, sugerido por Odon Naves, quando ainda era vereador, de implantarem no currículo das escolas municipais uma matéria específica sobre a história da cidade. “É muito importante saber a história de nossa cidade, daqueles que aqui nasceram e também daqueles que tiveram a graça de escolherem Araguari para morar e que, ajudaram a escrever essa história maravilhosa que todos nós devemos conhecer. Esse passará a ser meu livro de cabeceira. Todos nós que estamos aqui somos responsáveis pela continuação de nossa história. É importante conhecermos a história do passado de Araguari, mas é importante sabermos que esse livro tem uma vírgula, para outras histórias que serão contadas em breve”. Conclui o prefeito.




O corte do bolo, momento de celebrar a concretização de um sonho. 
Da direita para esquerda, o prefeito Raul Belém, as autoras Maria da Glória e

Jucélia, a presidente da Academia de Letras de Araguari, Regina Duarte Mota,
a presidente da FAEC (Fundação Araguarina de Educação e Cultura), 
Carmem Valente Oliveira Alvim e o vereador Weslei Lucas.



Comentários

marco antonio disse…
Como posso fazer para adquirir um exemplar...?!


Grato,

Marco Antônio Rodrigues da Cunha Jr.

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO INFANTIL QUE ABORDA AS DIFERENÇAS É LANÇADO EM UBERLÂNDIA



No dia 12 de maio, foi lançado na Casa da Cultura de Uberlândia, às 19h30, o livro “Por que eu sou assim” da Editora Pérgamo. O livro escrito por Marta Fontoura, com origamis de Izete de Melo Silva, trata sobre as diferenças, e como a personagem central, uma margarida, descobre como lidar com esse dilema. A margarida quer saber porque nasceu margarida e não rosa. Nessa busca ela descobre uma maneira de entender a diversidade das flores e das pessoas. Segundo a autora, o livro pretende ajudar as crianças a entenderem e aceitarem o jeito de ser de cada uma.

O livro duplo, tem a história em um e no outro ensina como fazer origamis que servem para as crianças exercitarem a criatividade, fazendo também suas próprias ilustrações, as mesmas que estão no livro.







Uma excelente dica para pais, avós, tios, enfim, familiares presentearem e acompanharem as crianças na leitura e no feitio dos origamis. Também ótima ferramenta para qualquer instituição de ensino que queira trabalhar o tema de maneira…

BETHÂNIA – UMA NOVA FORMA DE TRABALHAR A DEPENDÊNCIA QUÍMICA

O Grupo Bahamas inaugura mais uma unidade em Uberlândia

Com o objetivo de expandir a rede na cidade de Uberlândia, o Grupo Bahamas reuniu nessa noite (15) terça-feira, em evento de relacionamento, fornecedores de todo Brasil, empresários, políticos e convidados especiais. A reunião foi na loja que será inaugurada amanhã, localizada à Avenida Cleanto Ribeiro Gonçalves, 600, no bairro Santa Rosa.


Segundo Nelson Junior, diretor de Marketing do Grupo Bahamas, a entrega da nova unidade ocorre em dois momentos. O primeiro momento é de relacionamento, onde os fornecedores podem ver o posicionamento de seus produtos e conhecerem a loja. O segundo momento é o evento de inauguração, que será quarta (16) às 13h, onde será aberto ao público consumidor em geral. O Grupo Bahamas trabalha com três bandeiras. Em Uberlândia a primeira loja foi Bahamas Mix, que é uma bandeira focada em vendas no atacado e varejo, a nova unidade do Santa Rosa é uma unidade de bandeira em formato de supermercado tradicional, e em fevereiro de 2016, será entregue a bandeira Emp…