Ouvimos essa palavra "cooper" com muita frequência e ela já é sinônimo de corrida. Mas de onde surgiu?
Kenneth H. Cooper, americano, foi o autor do livro Aerobics, que deu origem a ginástica aeróbica praticada tanto nas academias quanto competitivamente, pela Federação Internacional de Ginástica. Profissional médico, escreveu o livro em 1968, publicado inicialmente nos Estados Unidos e voltado para as melhorias físicas das forças armadas nacionais.
Kenneth H. Cooper, americano, foi o autor do livro Aerobics, que deu origem a ginástica aeróbica praticada tanto nas academias quanto competitivamente, pela Federação Internacional de Ginástica. Profissional médico, escreveu o livro em 1968, publicado inicialmente nos Estados Unidos e voltado para as melhorias físicas das forças armadas nacionais.
No início Cooper não teve muita credibilidade, pois sua técnica era inovadora, baseada em um método de condicionamento físico e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Foi preciso uma pastor conhecido, passar por seus testes, nos quais Cooper verificou uma doença séria coronária. O paciente, que já havia passado por outro especialista, disse que já tinha feito todos exames e nada tinha sido identificado. Ainda disse a Cooper que era por isso que ele tinha poucos pacientes. Mesmo ligando para o médico do pastor em questão, nada adiantou, e ele ainda o xingou. O pastor teve um ataque cardiaco durante um culto, 10 dias após a consulta com Cooper.
Outro fator que colocou Dr. Cooper com credibilidade, foi conhecer o técnico de futebol brasileiro, na época em 70, Cláudio Coutinho. Os dois se conheceram durante um seminário na área de educação física e saúde, e Cooper contou a Cláudio suas técnicas de prevenção e de preparo físico. Cláudio Coutinho então, ficou entusiasmado, e aplicou na seleção brasileira, que foi campeã de 70.
Em uma entrevista concedida à Revista Veja, Dr. Cooper é questionado sobre o que ele recomenda para as pessoas cuja rotina não comporta exercícios físicos. E ele respondeu: "É simples. Se não conseguem encontrar tempo para uma atividade física, então encontrem tempo para ficar doentes." Dr.Cooper hoje tem 81 anos, ainda pratica medicina e faz esporte todos os dias.
Desde então, principalmente no Brasil, a prática se tornou popular.
Um exemplo de adepto à corrida em Uberlândia, Minas Gerais, é o funcionário público, José Inácio de Jesus. José Inácio iniciou sua atividade esportiva em 1980, após ter sido dispensado do serviço militar. Na época trabalhava no Clube de Caça e Pesca Itororó de Uberlândia onde disputou e venceu sua primeira corrida, numa distância de 5 quilômetros, na pista do kartódromo daquele clube.
Seus primeiros treinos eram realizados em Uberlândia, o trajeto entre a sede do clube Caça e Pesca e sua residência, no bairro Saraiva. Em muitas ocasiões, os treinos eram forçados, visto que era obrigado a voltar correndo até na sua casa, a tempo de ir à escola, nas vezes em que o transporte dos funcionários atrasava.
Em 1981, passou a treinar na Av. Rondon Pacheco, quando esta ainda não tinha asfalto e também, na pista de atletismo da Escola de Educação Física da UFU.
Em 1982, treinava com os militares do 36º Batalhão do Exército. Foi em 1982 que disputou sua primeira São Silvestre em São Paulo, onde obteve a 363ª colocação. A sua melhor classificação foi 77º lugar.
José Inácio já participou das principais corridas que são realizadas no Brasil, tendo no seu currículo de atleta, 44 vitórias, mais de 30 segundo lugares e mais de 40 segundo lugares, num total de mais de 400 corridas que já correu, nas distâncias entre 1 Km e 42 Km. Ele já correu no exterior também, tendo disputado diversas provas em Buenos Aires na Argentina, Santiago do Chile, Boston e outras cidades nos Estados Unidos, Montreal no Canadá e Paris na França.Através da corrida, teve a oportunidade de ir também à Alemanha, Inglaterra, Bélgica e Holanda.
FOTO: ARQUIVO PESSOAL DE JOSÉ INÁCIO |
Jesus já ficou parado em diversas ocasiões, devido a contusões e lesões mas, nada que o fizesse abandonar a prática da corrida. Considera um privilegiado pois, não é corredor profissional e mesmo assim é respeitado e admirado por todos que o conhecem. Atualmente, foca seus treinamentos para competir na categoria de veteranos, em provas acima de 10 KM. "Agradeço a Deus por ter lhe dado este dom, cujo benefício maior que recebe está relacionado à sua saúde e disposição. Tenho 51 anos de idade e muitas pessoas não acreditam. Digo que corro há 30 anos e por isso tenho saúde." Afirma José Inácio.
José Inácio aconselha a quem quer começar a correr, para começar no zero, ou seja, fazer caminhada com regularidade e disciplina. À medida que o corpo for adaptando às atividades, poderá intercalar caminhada com corrida leve e em pequenas distâncias, não esquecendo de usar um tênis adequado. Não deixando entretanto de fazer exames médicos antes.
Comentários